Business Intelligence

3 minutos para ler

Business Intelligence é o nome utilizado pelas empresas para definir um conjunto de estratégias que envolvem a captura e a análise de dados para processos de tomada de decisão.

Dessa forma, busca-se criar um ambiente em que a empresa tenha mais facilidade para encontrar, avaliar, colaborar, compreender e agir a partir de informações de alto valor agregado sempre que for necessário.

As estratégias de Business Intelligence evoluíram e, hoje, diferenciam-se das abordagens de análise de dados tradicionais pelo número de fatores e conceitos utilizados para que os gestores possam ter bons insights.

Em outras palavras, com o Business Intelligence, os profissionais têm as bases para tomar decisões que contribuem para o sucesso do negócio e as suas estratégias de médio e longo prazo.

Quais são os benefícios do Business Intelligence para o negócio?

O Business Intelligence é utilizado em várias empresas para otimizar  os processos de tomada de decisão. Contudo, essa abordagem pode trazer benefícios que vão muito além da melhoria nessa parte do dia a dia de um gestor.

Confira algumas das vantagens do investimento em BI:

Aumento de faturamento

O Business Intelligence fornece uma série de informações para que o negócio consiga identificar pontos em suas abordagens de marketing que podem ser otimizados para melhorar os números de vendas.

Com os indicadores certos, os gestores conseguem avaliar o impacto de estratégias de marketing e, assim, planejar campanhas e desenvolver produtos de acordo com as demandas dos clientes.

Dessa forma, o empreendimento torna-se mais competitivo e capaz de atrair mais oportunidades de vendas.

Redução de custos

A redução dos custos operacionais é algo buscado por todas as empresas. Ter uma cadeia operacional que exige poucos recursos para ser mantida é fundamental para que a companhia possa continuar eficiente e, ao mesmo tempo, competitiva.

Além disso, esse fator contribui para que o negócio possa enfrentar tempos de crise com capacidade de realizar investimentos estratégicos.

Melhoria nas rotinas internas

O Business Intelligence coloca o gestor em um lugar estratégico. Ele conseguirá avaliar continuamente o funcionamento de todos os setores do negócio, identificando problemas na cadeia operacional, gargalos em áreas importantes e pontos que necessitam de melhorias.

Com tais dados em mãos, é possível otimizar as atividades de toda a empresa, reduzindo o tempo necessário para executar rotinas e criando uma série de processos mais eficazes.

BI – Monitoramento, Relatórios e Testes

Para tornar a sua empresa uma grande potência em tomada de decisão por dados é importante começar pela mensuração através do Google Analytics e Tag Manager.

Seja em uma loja virtual ou em um site de geração de leads, podemos ajudar a sua empresa a ter os dados em mãos!

Com Business Intelligence, podemos ajudar na criação de relatórios e dashboard para análise de dados. Em seguida, você pode contar com a gente na criação de testes a/b com a finalidade de descobrir melhores versões das suas páginas.

O Business Intelligence deve ser entendido como uma estratégia que melhora o direcionamento e a execução de todas as rotinas internas de uma empresa.

Por meio dele, o negócio consegue gerar um fluxo de trabalho mais eficaz, feito a partir de demandas do mercado e com melhorias contínuas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário