Sites Grátis? Porque não Funciona!

Quem ainda não ouviu falar de sites totalmente gratuitos? Essa promessa é, muito tentadora.

Mas, na realidade, sites gratuitos na internet não funcionam.

Afinal, se funcionassem de verdade, todas as empresas iriam utilizar, certo? Por isso, hoje iremos responder essa pergunta: porque criar sites grátis na internet não funciona? Confira!

Porque fazer um site grátis na internet não funciona?

Basicamente, site grátis é aquele no qual você adquire um serviço de hospedar o seu site que você mesmo fez sem precisar pagar nada por isso. Contudo, exatamente por não pagar absolutamente nada, é onde iniciam os problemas, pois esses serviços são limitados e há vários impedimentos.

1 – Limitações

Essa é a primeira das desvantagens, pois por se tratar de uma versão gratuita, você não tem a sua disposição todos os recursos para deixar o site bem personalizado de acordo com a sua necessidade e estratégia.

2 – Falhas e falta de suporte

Erros são capazes de acontecer, é natural. Entretanto, o problema é quando o site parar de funcionar por algum motivo e não ter um suporte para solucionar o seu problema.

3 – Domínios padrões

O domínio passa uma imagem de profissionalismo e ter um domínio padrão não demonstra isso. O investimento não é tão alto, e em troca, você demonstra qualidade e atendimento diferenciado para os seus clientes.

4 – Site lento

Como a hospedagem não é paga, isso significa que o servidor será dividido com os outros sites e isso irá deixar o seu site com uma velocidade mais baixa, criando uma experiência ruim com o usuário e, por efeito, um SEO ruim também.

5 – Cobranças escondidas

Como essas empresas que lhe oferecem um site grátis também precisam sobreviver, às vezes há algumas cobranças escondidas, que você nem acaba nem percebendo, como hospedagem de conta de e-mails, imagens, acesso FTP, etc. E os preços podem ser exorbitantes!

6 – Dados travados

Outro motivo muito importante é que a grande maioria das empresas que iniciam com um site grátis decidem mudar para o serviço pago depois de um tempo, devido aos problemas citados. O problema, é que é impossível mudar o conteúdo do seu site antigo para uma outra hospedagem e tudo precisa ser exportado manualmente. Entretanto, isso não é uma tarefa muito simples e exige a contratação de um profissional que conheça, o que gera mais gastos.

7. SEO

Geralmente essas empresas de sites grátis não gerenciam o SEO do site da sua empresa, ou seja, faltam todas as configurações para que seu site seja devidamente encontrado nos site de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.

8. O site grátis pode ser derrubado

No contrato que é feito com o serviço de hospedagem gratuita, está escrito que o site pode ser retirado do ar a qualquer momento, sem razões ou avisos. E o pior: se isso acontecer, eles não são obrigados a disponibilizar seus dados. Então tudo é perdido!

9. A companhia que oferece a hospedagem pode fechar

A qualquer momento ela pode fechar e você não terá mais o site, perdendo os dados e conteúdos que estavam neles. Porque, novamente, ela não precisa dar um aviso prévio e nem disponibilizar os dados.

Como você pode ver, é preciso tomar muito cuidado ao fazer sites grátis na internet, pois o barato acaba saindo caro e os custos que você terá com as limitações e problemas que podem surgir, não compensam.

Gostou de saber mais sobre Blackout Tuesday | entenda por que o mundo da música parou. Fique por dentro de outros conteúdos assim como esse e não perca nenhuma novidade do nosso Blog. Leia também: 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site!

A Criarte Tecnologia é uma agência especializada em soluções para destacar o seu negócio na internet.

Com o foco em conteúdo estratégico para atrair clientes realmente interessados em seu produto, atuamos com excelência na gestão de redes sociais, criação de sites, lojas virtuais, e muito mais.

Ao contrário das outras agencias, fazemos imersão na sua empresa, estudamos seu produto com sua equipe, analisamos o mercado e a concorrência, para que sua equipe, tenha tempo para se dedicar a outras tarefas, menos operacionais e mais estratégicas.

Acesse o site “Protegendo meu Negócio” e saiba mais sobre a Criarte, e tudo que temos feito para auxiliar as pequenas empresas durante a crise causada pelo novo Coronavírus.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *