INBOUND MARKETING: SAIBA PORQUE O MARKETING DE CONTEÚDO NÃO É REI

6 minutos para ler

Se você pesquisa sobre Inbound Marketing, já deve ter percebido que essa é uma das estratégias mais importantes para atrair leads qualificados e posicionar a sua empresa como autoridade no segmento.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao adotar essa estratégia. Caso contrário, sua empresa poderá ser apenas mais uma em um mar de conteúdos.

“MARKETING DE CONTEÚDO NÃO É REI, É TODO O REINO” – LEE ODDEN

O conteúdo não foi “promovido” ao reino todo à toa. Investir na produção de materiais exclusivos permite ao seu negócio ganhar visibilidade e credibilidade.

Além disso, conteúdos publicados em blogs e em sites têm uma vida muito maior do que anúncios. Basta imaginar que as campanhas vão sumir quando o dinheiro acabar, mas os textos sempre estarão por lá. Isso significa que as pessoas continuarão a acessar aquele conteúdo e a lembrar da Marca, mesmo após muito tempo.

Por isso, comece a encarar essa estratégia como o reino, e não como o rei. Apesar da analogia, isso significa que o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosa de divulgação e de posicionamento. No entanto, ela precisa da ação conjunta de outras estratégias e competências.

CONTEÚDO SEMPRE FOI VALIOSO

O Inbound Marketing explodiu nos últimos anos. Com isso, começou a chamar atenção a respeito da importância de entender os hábitos e necessidades de potenciais clientes. Assim, empresas de diversos segmentos começaram a oferecer materiais para ajudar seus leads a avançarem pela jornada de compra.

Apesar de o conceito de Inbound Marketing ser relativamente novo, o conteúdo sempre foi importante.As novelas, telejornais e programas de TV, por exemplo, são conteúdos. O objetivo das emissoras é atrair a atenção do público, para depois impactá-lo com os anúncios dos intervalos comerciais. Quanto maior a audiência de um programa ou emissora, maior é o preço para veicular propagandas em seus intervalos.

Isso significa que a metodologia não está inventando nenhuma roda, mas que está se atualizando, adaptando-se às novas tecnologias e ao novo comportamento do consumidor.

A grande vantagem é que, diferente dos conteúdos para TV, por exemplo, o digital é mais acessível para empresas de todos os portes e segmentos. Além de proporcionar melhor segmentação de público e monitoramento dos resultados.

CONHEÇA O REINO DO MARKETING DE CONTEÚDO

Se o conteúdo é o reino inteiro e o Inbound Marketing não é nenhuma novidade, como fazer, então, para tornar essa estratégia realmente eficaz?

Antes de mais nada, é importante entender que o conteúdo por si só não fará nenhum milagre. Com a difusão do Inbound Marketing, cada vez mais empresas estão apostando nessa frente. Para se diferenciar, você precisa, de fato, oferecer exclusividade.

Por isso, o primeiro passo é realizar uma curadoria. Ou seja, mapear as reais dores e benefícios de seus clientes e verificar os conteúdos já disponíveis na internet, identificando as oportunidades e brechas. Essa atitude vai ajudar a traçar uma estratégia de Marketing de Conteúdo realmente diferenciada. E possibilitar sua empresa se destacar no meio da multidão.

Depois, tenha em mente que o seu conteúdo vai precisar de um “empurrãozinho” para ser descoberto. Por isso, é fundamentalinvestir em anúncios pagos para conseguir potencializar o alcance dos seus materiais. Lembre-se de que essa tarefa também precisa ser eficaz. Ou seja, os conteúdos devem aparecer para as pessoas certas no momento mais adequado da jornada de compra.

Por fim, tenha sempre em mente o SEO e a otimização dos seus conteúdos para as palavras-chave importantes para o seu negócio. Essa tarefa não apenas vai contribuir para a visibilidade do seu site e blog, como também é fundamental paraconquistar a relevância e a autoridade tão sonhadas no Inbound Marketing.

VEJA COMO FAZER INBOUND MARKETING COM EXCELÊNCIA

Mesmo tendo em mente que o Marketing de Conteúdo não pode ser pensado como um lobo solitário, muitas empresas ainda não entenderam totalmente como essa estratégia funciona.

Para que você consiga aproveitar o potencial máximo do conteúdo, anote essas dicas importantes:

1 – ESCREVA PARA A PESSOA CERTA

As pessoas são curiosas e todo mundo gosta de um bom segredo. Por isso, quanto mais direto você for em seus conteúdos e especificar quem é o destinatário dele, maiores as chances de as pessoas realmente o lerem e o compartilharem com amigos.

Imagine que está escrevendo para um amigo que você conhece muito bem e é muito inteligente, para que os materiais se tornem atrativos e interessantes.

Para isso, você precisará definir muito bem a persona do seu negócio e desenvolver uma voz para a sua marca que seja condizente e mantida. Juntas, essas duas estratégias vão oferecer informações valiosas e ainda criar elos emocionais com as pessoas.

2 – DEIXE CLARO QUAL É O PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Se nada está quebrado, então não é necessário arrumar.

Os materiais produzidos pela sua empresa devem apresentar claramente qual o problema que eles pretendem resolver. Traga essa questão de forma breve e objetiva e logo no começo ou no título do texto.

Com isso, as chances das pessoas se identificarem é muito maior. Consequentemente, o potencial de seus conteúdos ganharem destaque entre os outros é otimizado.

3 – FUJA DA ESTRATÉGIA “PAPAGAIO”

Com a explosão do Marketing de Conteúdo o que não falta por aí são textos, eBooks e vídeos no formato “mais do mesmo”. Todo mundo se diz especialista sobre um assunto, mas nem todos conseguem entregar dicas úteis para as pessoas.

Se você quer entrar nessa jornada e deseja que o conteúdo traga resultados incríveis para o seu negócio, então, vá com tudo e mostre o que vocês têm a oferecer, que seja realmente novo e valioso. Procure nichos pouco explorados, apresente ideias novas ou, então, use abordagens pouco convencionais. O importante aqui é pensar em maneiras de se diferenciar.

Você também pode gostar

Deixe um comentário