Dicas de modernização e transformação do Marketing Digital para empresas de Santa Rita do Sapucaí, pós COVID-19.

Aqui é o Alan Fernandes CEO da Criarte Tecnologia, e gostaria de compartilhar algumas informações com você sobre a campanha de Dicas de modernização e transformação do Marketing Digital para empresas de Santa Rita do Sapucaí.

No próximo mês, completaremos 1 ano do início da campanha de dicas de modernização e transformação do Marketing Digital para empresas de Santa Rita do Sapucaí, o que nos abriu muitas portas permitindo conhecer diversas empresas e profissionais,  com isso conseguimos traçar algumas características que devem ser reparadas, segundo as Novas estratégias de Marketing 4.0.

COVID-19

Com o COVID 19, a grande maioria das empresas estão fechadas, aguardando a volta das atividades de São Paulo, mas não se prepararam para a ação pós-guerra, sim pós-guerra! Pois é esse o cenário que nos espera nos próximos meses, Dólar em alta, empresas com caixa zerado, vendendo muito barato para sobreviver, onde não conseguirão repor estoque pela diferença entre o valor de venda e a compra dos produtos e ainda irão prejudicar o mercado.

Por isso, gostaria de contribuir mais uma vez, fazendo com que se questione e perceba, como você vendeu até hoje, não vai ser o mesmo modo que irá vender após o vírus, pois todos terão de se reinventar e sua empresa estando atrasada no digital, terá ainda mais dificuldades.

Perfil das empresas de Santa Rita do Sapucaí

Nós analisamos várias empresas da cidade e chegamos ao seguinte denominador: basicamente as indústrias são relacionadas a produtos e serviços tecnológicos, integração de soluções ou prestadores de serviços a empresas locais.

O Perfil administrativo é altamente técnico formado por Engenheiros de diversas áreas.

Possuem um profissional de marketing na equipe, que devido a sua formação e por uma tendência regional, esse profissional é responsável pela gestão da produção, qualidade, embalagem e pelo gargalo de trabalho, pouco consegue aplicar efetivamente à promoção da imagem e valores da empresa, seus produtos e serviços, terceirizando o que considera importante (Redes sociais), para uma agência de publicidade.

Se a sua empresa possui pelo menos 1 dos itens que falei acima a sua recuperação pós COVID19 será muito mais lenta do que o desejado e explico o porquê.

Vou utilizar de dois exemplos que irão ilustrar muito bem o que vivemos na cidade.

Empresa SREE (Empresa fictícia)

A Empresa SREE (Empresa fictícia) produz equipamentos de controle de energia para indústria, seu gerente de marketing é responsável pela produção, qualidade e embalagem e possui um estagiário para auxiliar nas atividades, onde esse fica responsável pelas embalagens dos produtos e manutenção do site.

Devido a quantidade de trabalho, contrataram uma agência de publicidade que pelas indicações de colegas preferiram uma da cidade vizinha pois ela faz serviços para a maioria das empresas da região além de ter um excelente preço.

Essa agência realiza duas postagens por semana nas redes sociais, sendo dias festivos, eventuais acontecimentos da empresa e a publicação de uma arte solicitada ou criada pela equipe interna de marketing de com seus produtos que precisam de destaque.

Empresa SRS2E (Empresa fictícia)

A Empresa SRS2E (Empresa fictícia) produz equipamentos de integração e telemetria de soluções hospitalares, vem crescendo muito nos últimos anos devido ao serviço de telemetria, por estar na internet sendo esse serviço uma solução Cloud, mas vê todos os dias seus concorrentes tomando espaço, com produtos de qualidade muito inferior e proporcionalmente valores menores, e mesmo tendo 15 anos de mercado, tendo muita qualidade, tem sofrido resistência nas compras.

Percebeu que precisava melhorar sua divulgação nas redes sociais e contratou um estagiário para fazer o serviço, pois assim, com uma mão de obra barata, teria um profissional a disposição para fazer o serviço rápido da rede social e poderia utilizá-lo em outras atividades.

Se identificou com uma das situações acima?
Preocupante, mas é o que identificamos na maioria das indústrias de Santa Rita do Sapucaí. Se está trabalhando assim e vou dizer onde estão os erros:

Cada tipo de produto possui um público alvo, público ideal e diversas personas que precisam ser identificadas antes de qualquer planejamento e tomada de decisão.

Apenas exemplificando, nenhuma das empresas acima possuem públicos alvos com idade inferior a 30 anos, pois quem toma a decisão de compra em produtos dos dois seguimentos são profissionais com mais idades e bagagem.

Profissionais nessa faixa etária e para os seguimentos acima, são compradores técnicos que pesquisam muita tecnologia antes de comprar, essas pesquisas são realizadas em grandes buscadores, sites de fabricantes e concorrentes.

Conhecendo os produtos e fabricantes que atendem a uma necessidade (DOR), a pesquisa se aprofunda, com vídeos explicativos, compatibilidade, cases de sucesso, provas sociais (quem já utilizou e aprova o produto).

Nesse ponto a estratégia de Marketing das duas empresas até aqui já foram para o lixo, pois nenhuma das empresas estavam sabiam como se apresentar na internet, não estavam focadas no cliente e sim no que acham certo ou foram mal orientados pelos profissionais da área.

Não produziam conteúdo técnico e material rico/relevante para seu público alvo em blogs e artigos, não produziam vídeo explicativos e treinamento de seus produtos com medo da concorrência conhecer o que o seu produto faz e possui de vantagem.

Apostaram na velha história da empresa, com 15 anos de experiência e qualidade, mas de que vale essa informação se seus clientes e futuros clientes não sabem disso, uma vez que não está em nenhum canal de comunicação e não é reforçado constantemente.

Utilizei de apenas dois exemplos e um único público alvo bem parecido para explicar como sua empresa está no caminho errado, com escolhas equivocadas por falta de aconselhamento.

A Internet e a modernização e transformação do Marketing Digital para empresas de Santa Rita do Sapucaí, pós COVID-19.

A internet pode ser sua maior amiga ou pior inimiga e não será contratando uma pessoa sem bagagem que vai te ajudar, ou confiando em agências com foco na produção.

O Marketing Digital hoje é o pilar fundamental para a empresa sobreviver, crescer e se destacar no mercado, a terceirização completa da atividade é uma ferramenta de alta performance e impacto, por realizar um marketing completo, com geração de conteúdo relevante(Meio e base de funil), vídeos, trabalho efetivo nas redes sociais adequadas ao público alvo, promoção e realização de vendas, trabalho constante em sites, PWA e ferramentas digitais.

O Trabalho realizado com profissionais de diversas áreas com muito conteúdo técnico e prática, vai levar a sua empresa a resultados que sua equipe interna terá muita dificuldade de alcançar, se alcançar devido as demais atividades.

Marketing digital com postagens no Facebook e Instagram com mensagens de dia das Mães, Páscoa e Natal só dão retorno para a agência que está recebendo um bom valor para realizar um serviço de baixíssimo custo.

Gostou da dica do nosso CEO? Fique por dentro de outros conteúdos assim como esse e não perca nenhuma novidade do nosso Blog. Leia também: 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site!

A Criarte Tecnologia é uma agência especializada em soluções para destacar o seu negócio na internet. Com o foco em conteúdo estratégico para atrair clientes realmente interessados em seu produto, atuamos com excelência na gestão de redes sociais, criação de sites, lojas virtuais, e muito mais.  Ao contrário das outras agencias, fazemos imersão na sua empresa, estudamos seu produto com sua equipe, analisamos o mercado e a concorrência, para que sua equipe, tenha tempo para se dedicar a outras tarefas, menos operacionais e mais estratégicas.

Acesse o site “Protegendo meu Negócio” e saiba mais sobre a Criarte, e tudo que temos feito para auxiliar as pequenas empresas durante a crise causada pelo novo Coronavírus.

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